terça-feira, 15 de abril de 2008

TEATRO NO CENTRO

“A praça é do povo como o céu é do condor – A Praça palco do Teatro de Rua”


O Movimento de Teatro Popular de Pernambuco sempre na perspectiva de marcar com o diferencial, abrindo possibilidades para todo os artistas de rua, que ainda persistem em manter vivo e dinâmico o movimento de teatro de rua, em Pernambuco com suas características próprias, ligados aos vários temas que estão intrinsecamente ligadas na cadeia produtiva.

Partindo do princípio que o teatro passou de um divertimento para se tornar um direito do cidadão, a praça se torna um espaço de vital importância para o artista de rua, por estabelecer uma relação direta com os transeuntes vindo do trabalho, da escola, de todos os locais possíveis, convergindo na sua maioria numa praça. Acreditando que foi criada para acolher pessoas para um momento de lazer, de encontro, então nada mais que conveniente que esta praça seja ocupada também por uma expressão cultural mais antiga da história da humanidade.

Recife capital pernambucana, que pela sua história concentra um grande número de praças, se antigamente foi ocupadas para proclamar atos revolucionários hoje em dia são sub-utilizadas, cada uma mais bela que outra “Praça Maciel Pinheiro, Praça Joaquim Nabuco, Praça do Entroncamento, Praça da República” então elegemos a Praça da Independência ou Pracinha do Diário para desenvolver este projeto que apresentamos, ou seja, PROJETO TEATRO NO CENTRO.

ABRIL TEMOS TEATRO NO CENTRO


Amanhã reinicia o programa TEATRO NO CENTRO uma realização do MOVIMENTO DE TEATRO POPULAR DE PERNAMBUCO - MTP/PE, que levando o teatro popular ao centro do Recife, todas às quartas-feiras, às 16h, Praçinha do Diário de Pernambuco, pretende estabelecer naquele local um ponto de referência, além de proporcionar aos transeuntes espetáculos que traz a tônica o contidiano das pessoas e leva o teatro de volta às ruas como ocorria nas antigas manifestações populares da Grécia Antiga refletindo as transformações que ocorrem na sociedade.

No mês de de Abril de 2008 temos os seguintes espetáculos:

16 DE ABRIL DE 2008 - O BOI DOIDÃO do Grupo de Teatro Vem Cá Vem Vê
23 DE ABRIL DE 2008 - A HERANÇA DE NÓS TODOS do Arteiros
30 DE ABRIL DE 2008 - DO MOÇO E DO BÊBADO LUNA do Grupo de Teatro Loucos e Oprimidos da Maciel

Permaneceremos o ano todo fazendo o teatro acontecer. E ficando o convite para todos aqueles grupos, companhias de teatro popular, que necessitam de mostrar os seus espetáculos, entrar em contato para que possamos juntos levar ao conhecimento do público no TEATRO NO CENTRO.
atoivo...(81) 99344338

QUEM SOU EU?



O Movimento de Teatro Popular de Pernambuco denominado de MTP-PE, criado em 1984, na cidade de Olinda, naquela época GRUPO DE TEATRO DA MUSTARDINHA, GRUPO DE TEATRO DESPERTAR, GRUPO DE TEATRO TEIMOZINHO...GRUPO DE TEATRO ATUAL - GTA, GRUPO CÊNICO LIBERDADE, como caracteristica perdurando até hoje, procuravam esbelecer mecanismos de incentivo e sobrevivência dos grupos populares do Estado.
É uma forma de comunicação direta, com o proposito de questionar, divertir e levar a necessidade de organização do povo em busca de seus direitos. É o teatro feito na perspectiva de transformação da realidade sócio-político-econômica-cultural.
Atualmente o contigente do MTP/PE é formado pelos seguintes grupos TEAMU & CIA, GRUPO DE TEATRO POPULAR VEM CÁ, VEM VÊ, precussores do movimento, seguindo o ARTEIROS, PRESSÃO NO JUÍZO, GRUPO DE TEATRO RUA COQUEARTE, IFÁ-RHADHÁ DE ART' NEGRA, CIA. DE TEATRO DRÃO, CIA. HUMOR E ALEGRIA, GRUPO DE TEATRO LOUCOS E OPRIMIDOS DA MACIEL, TAO - TEATRO DOS AMADORES DE OLINDA, CIA. DE ARTES HIPNOS, na sua maioria a produção de cada grupo mencionado se utiliza de recursos como música, improvisação, elementos da cultura popular (Patoril, Bumba-Meu-Boi, etc) e as danças populares, no jeito lúdico de ser do povo, os espetáculos produzidos na sua maioria contribui para o envolvimento e a participação das pessoas, provocando reflexões sobre a realidade em que vivemos.
CONTATOS
Rua dos Coelhos, 317 - 2º Andar - Coelhos - Boa Vista - Recife - Pernambuco CEP 50.000