quarta-feira, 16 de julho de 2008

PASSANDO A CHUVA...TOME TEATRO NO CENTRO

Depois da chuva, que nos impediu de levar os espetáculos à rua, no mês de julho, à praçinha do Diário, voltaremos em AGOSTO - 2008 com a programação do PROJETO TEATRO NO CENTRO, vem trazendo oportunidades fantásticas para os grupos de teatro de RUA do MOVIMENTO DE TEATRO POPULAR DE PERNAMBUCO - MTP/PE.
É bem sabido que o PROJETO TEATRO NO CENTRO é uma iniciativa do MTP/PE que leva o teatro de rua ao centro do RECIFE, todas as quartas-feiras, às 16h, é uma vitrine cultural para os grupos de teatro popular ativos e dinâmicos na cidade e em cada local de origem, ou seja, Mustardinha, Pina, San Martim, Coque, Casa Amarela, Alto Santa Terezinha, Peixinhos, Alto da Mina, Jatobá, Olinda, Paulista enfim o projeto é uma oportunidade para os grupos que além de mostrar o trabalhos produzidos nos bairros é uma vivência do fazer teatro de rua, dando condições e firmeza na continuidade do trabalho e principalmente do grupo, legitimando e marcando um segmento das artes cênicas, que não é contemplado pela grande mídia.
A programação para o mês de agosto é a seguinte:

06/08/2008 IFÁ-RHADHA DE ART' NEGRA com o espetáculo "Exaltação à Negritude" versa sobre a questão do ser negro no Brasil atual, com produção coletiva, utilizando textos criados no próprio grupo inspirados na trajetória histórica do povo negro. Tendo como referências "Zumbi dos Palmares" "Malunguinho" lideres quilombolas, Rainha N'zinga, Dona Santa, Mestre Luiz de França, Solano Trindade e tantos outros negros e negras importantes para a nossa reconstituição de nossa identidade.

13/08/2008 – CIA. TEATRAL DRÃO, espetáculo “O SOL DA TRINDADE” que traz homenagem ao grande expoente poeta negro pernambucano SOLANO TRINDADE, se tivesse vivo estaria com 100 anos.

20/08/2008 – TEAMU & CIA, espetáculo “O BE-Á-BÁ DO TEATRO POPULAR", que o título conduz a refletir sobre o TEATRO POPULAR e sua evolução até os dias atuais.

27/08/2008 – LINGUA FERINA, espetáculo VIOLÊNCIA, CHEGA DISSO!

E a nossa ação é constante são os acordes para realizar em outubro de 2008 a 6º Versão do FESTIVAL DE TEATRO DE RUA DO RECIFE, que este ano mais uma vez é o mote para falar e dizer da importância dos nossos pastoris, religiosos e de ponta de rua. É nessa perspectiva que o MOVIMENTO DE TEATRO POPULAR DE PERNAMBUCO procura dialogar com a população fazendo o resgate de nossas tradições culturais.