terça-feira, 15 de abril de 2008

TEATRO NO CENTRO

“A praça é do povo como o céu é do condor – A Praça palco do Teatro de Rua”


O Movimento de Teatro Popular de Pernambuco sempre na perspectiva de marcar com o diferencial, abrindo possibilidades para todo os artistas de rua, que ainda persistem em manter vivo e dinâmico o movimento de teatro de rua, em Pernambuco com suas características próprias, ligados aos vários temas que estão intrinsecamente ligadas na cadeia produtiva.

Partindo do princípio que o teatro passou de um divertimento para se tornar um direito do cidadão, a praça se torna um espaço de vital importância para o artista de rua, por estabelecer uma relação direta com os transeuntes vindo do trabalho, da escola, de todos os locais possíveis, convergindo na sua maioria numa praça. Acreditando que foi criada para acolher pessoas para um momento de lazer, de encontro, então nada mais que conveniente que esta praça seja ocupada também por uma expressão cultural mais antiga da história da humanidade.

Recife capital pernambucana, que pela sua história concentra um grande número de praças, se antigamente foi ocupadas para proclamar atos revolucionários hoje em dia são sub-utilizadas, cada uma mais bela que outra “Praça Maciel Pinheiro, Praça Joaquim Nabuco, Praça do Entroncamento, Praça da República” então elegemos a Praça da Independência ou Pracinha do Diário para desenvolver este projeto que apresentamos, ou seja, PROJETO TEATRO NO CENTRO.

ABRIL TEMOS TEATRO NO CENTRO


Amanhã reinicia o programa TEATRO NO CENTRO uma realização do MOVIMENTO DE TEATRO POPULAR DE PERNAMBUCO - MTP/PE, que levando o teatro popular ao centro do Recife, todas às quartas-feiras, às 16h, Praçinha do Diário de Pernambuco, pretende estabelecer naquele local um ponto de referência, além de proporcionar aos transeuntes espetáculos que traz a tônica o contidiano das pessoas e leva o teatro de volta às ruas como ocorria nas antigas manifestações populares da Grécia Antiga refletindo as transformações que ocorrem na sociedade.

No mês de de Abril de 2008 temos os seguintes espetáculos:

16 DE ABRIL DE 2008 - O BOI DOIDÃO do Grupo de Teatro Vem Cá Vem Vê
23 DE ABRIL DE 2008 - A HERANÇA DE NÓS TODOS do Arteiros
30 DE ABRIL DE 2008 - DO MOÇO E DO BÊBADO LUNA do Grupo de Teatro Loucos e Oprimidos da Maciel

Permaneceremos o ano todo fazendo o teatro acontecer. E ficando o convite para todos aqueles grupos, companhias de teatro popular, que necessitam de mostrar os seus espetáculos, entrar em contato para que possamos juntos levar ao conhecimento do público no TEATRO NO CENTRO.
atoivo...(81) 99344338

2 comentários:

Eu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eu disse...

Me chamo Ita brunelle,curso jornalismo e moro no Recife.No mês de abril assisti à um dos espetáculos que posso dizer com segurança que foi gracioso!Num turbilhão de sentimentos, a apresentação me levou e me troxe tantas vezes que esqueci o perigo do centro do recife, a hora da minha aula, e até a noção de tempo.Me fez criar espectativas e curiosidades sobre o desenvolvimento da apresentação.Fiquei realmente encantada e desejo continuidade e reconhecimento a este projeto,obrigada.
Pergunta:
Abril acabou.As apresentações,também?